top of page
14520233656_95eebe6033_k.jpg
Alessandro Amaral.jpg

Hemeroteca Coleta de Omolu

A hemeroteca da Associação Cultural Acervo da Laje - ACAL é formada por recortes de jornais que abordam temáticas diversas, mas as que mais se destacam são as temáticas relacionadas ao Subúrbio Ferroviário de Salvador (SFS). Sua formação aconteceu em 2021, a partir de um projeto financiado pelo Ministério Público da Bahia (MP), realizado em parceria com docentes e discentes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (FAUFBA).

Em 2023 as atividades de aperfeiçoamento da hemeroteca puderam ser feitas graças ao Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023, que viabilizou o retorno de parque da equipe envolvida inicialmente, e novos membros, neste trabalho de salvaguarda e difusão da memória do Subúrbio por meio dos jornais presentes na associação. 

 

Como resultado deste trabalho, a equipe destacou duas coleções para serem digitalizadas e difundidas nesta plataforma: A coleção de José Eduardo, idealizador do Acervo da Laje e a coleção de Jorge de Jesus, fotógrafo morador do subúrbio. Ambos os colecionadores reuniram materiais de grande relevância para a história local, e agora, parte desses materiais podem ser partilhados com o grande público.

bottom of page