IMG_1976.jpg

Educação Patrimonial

O projeto intitulado "Educação Patrimonial e a Construção Coletiva de um Museu" teve por objetivo inserir mais jovens negros e de comunidades periféricas no trabalho e autoria de ações culturais realizadas em um museu. O processo experimental buscou se aproximar de uma construção de museu efetivamente periférica - onde o povo faz parte não só da história contada pelo espaço, mas da história cotidianamente vivida por ele - sua rotina, funcionamento, ações culturais, técnicas de preservação e catalogação. 
 
Com início em janeiro de 2021 e culminância no mês de abril, o projeto promoveu atividades que contemplaram estudos teóricos e práticos sobre atividades nos ramos da Museologia, Urbanismo, Arquitetura e Arquivologia. A participação dessas e desses jovens nas atividades da ACAL viabilizaram a construção da hemeroteca física e digital do museu. A hemeroteca digital em breve estará disponível neste site.

O projeto teve apoio financeiro do Estado da Bahia por meio da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.  

Créditos das Imagens:

Íris Priscila